quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dicas para convidados de casamento - como escolher os presentes


Sempre que se fala em ganhar presente os olhos de todos brilham, certo? Quem não gosta de ganhar um??? Eu pelo menos pareço e amooooo!!!!!

Para casamentos também não são diferentes! Os noivos A-M-A-M receber presentes!!! A tradição de presentear os noivos surgiu na Idade Média e 3 presentes eram dados na época:
  1. a família do noivo dava a moradia;
  2. a da noiva o dote;
  3. e o celebrante ganhava o terceiro.
A verdade é que os noivos na maioria das vezes estão gastando uma fortuna para fazer uma festa legal e ainda tem que montar a casa toda, que sejamos honestos custa muito, muito caro!
Vamos pensar assim: quem chega num aniversário sem presente? Fica um pouco, desagradável não é mesmo? E como ninguém quer passar por este constrangimento, aqui vão algumas dicas pra quem é convidado para um casamento e não sabe o que fazer em relação aos presentes:

O presente é indispensável?
SIM!!!!! Não existe ir a um casamento e não presentear os noivos.

Estou sem grana, o que fazer?
Como a maioria dos brasileiros hoje em dia a grana tá curta e o seu presente não precisa custar tão caro. Os noivos costumam fazer listas para todos os bolsos. A quem dê presentes que nem imaginamos, como por exemplo ao que se diz a Amanda, uma amiga minha: "Uma amiga minha por exemplo tava sem grana e como ela dança me ofereceu aulas para a 1a dança! Viu só a criatividade desta amiga? (Gostei Amanda....)
Mas voltando.....presentear não significa que você tem que gastar muito, use a criatividade.        
                                                                                   
Lista em lojas, funciona? Como funciona?
Ao receber o convite procure saber com os noivos, família ou com o cerimonial aonde se encontram as listas do casal. As listas de casamento são presentes escolhidos pelos noivos em determinadas lojas o que facilita a escolha dos convidados e a vida dos noivos. Por que? Geralmente os noivos saem em lua-de-mel logo depois do casamento e agendam a entrega dos tais presentes para depois. Geralmente os noivos ganham bônus em certas lojas o que faz com que o presente fique maior ainda. O sistema de troca é muito mais fácil e garantido, o que ajuda o casal que já estão atarefados com a casa nova. Evita que o casal ganhe presentes repetidos. A lista é a garantia de um presente bem dado. Até porque o casal fez as escolhas, e acredite ganhar um monte de coisas iguais e não poder trocar é muito desagradavel. Então acredite a lista será a sua melhor aliado.

Padrinhos e família 
Por serem pessoas especiais no casamento, por tradição espera-se que estas pessoas farão um esforço maior em relação aos presentes. Por serem pessoas mais próximas, vale até perguntar aos noivos o que eles realmente querem ou precisem. Claro que a regra do valor vale aqui também, não vá se endividar se não tem. Os padrinhos têm função especial no casamento e devem ajudar aos noivos nos preparativos também, mas de repente se você tá muito dinheiro, pode se oferecer a dar uma mãozinha extra, como pegar pessoas no aeroporto, ser guia de turismo para os de fora, ligar para quem ainda não confirmou, ajudar a entregar convites etc... Acredite, os noivos vão adorar e isso às vezes cai melhor do que um presente.

Valores 
Quanto se gasta num presente de casamento? Depende da qualidade....do seu bolso, do grau de intimidade com os noivos ou família, da vontade de presentear, e por aí vai... Algumas pessoas estipulam um certo valor para presentear alguém, exemplo de R$100,00 para presente, mas isso pode variar de acordo com o casamento. E hoje em dia é fácil até parcelar em lojas em várias vezes pra quem não puder pagar à vista.

Compras On-line (Internet)
Para quem mora longe é uma ótima solução e também uma das opções. Não vale não dar presente só porque mora longe. Pesquise as listas e se divirta (Compras online é fácil e prático.

Acompanhantes de convidados 
Só é legal 1 presente só quando se trata de um casal ou da mesma família. Se você é amiga da convidada vale a pena presentear. Nem que seja com algo mais simples. Isso mostra um gesto de carinho e consideração com os noivos.

Curiosidade 
Noivos gastam em média R$100,00 com cada convidado de casamento, este valor pode-se chegar a muito mais. Então o presente é uma maneira de ajudar essa nova família que na maioria das vezes está fazendo o maior esforço para ter essa comemoração.

Os noivos têm muita grana 
Não importa! Eles com certeza ainda precisam de alguma coisa. E ninguém vai se incomodar se o seu presente não custou uma fortuna. Acredite.
A consideração é o que mais importa para eles.

Posso comprar depois do casamento?
Pode sim, sem problemas! Se tiver muita intimidade com os noivos vale até esperar um tempo pra ver o que eles não ganharam e perguntar.

Posso levar para a festa?
Sinceramente...de preferência não! Não só para facilitar a vida dos noivos, mas a sua também! O endereço no convite serve justamente pra isso. Programe-se e entregue em um dos endereços citados no convite.

Sou fornecedor de algo do casamento 
Muito cuidado aí! O fato de você ser cinegrafista ou outro profissional por exemplo não significa que você tem que dar o seu serviço de graça, e acredite, nem sempre os noivos vão achar o presente uma boa idéia. Imagina se eles já têm a equipe dos sonhos de fotos e você quer fotografar? Seu presente neste momento não vai ser uma boa escolha.

Só vou à cerimônia ou não vou ao casamento 
Antes de tudo faça o favor de avisar estes detalhes e você já estará ajudando bastante. E ainda assim o presente ainda é indispensável.

Pessoal, espero que tenham gostado destas dicas e sempre é importante lembrar que casamento é um dia muito especial e único na vida de cada noivo, e abrir presentes é muuuito bom pra qualquer um. Para noivos então, nem se fala! E dar alegria nunca é demais né? Conforme comenta Amanda em seu blog: "Aqui em casa era uma festa cada vez que chegava um presente!" rsrs.

Bom, vou ficando por aqui, até a próxima...

Retirado e re-adaptado para o meu blog
diretamente destes blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário