sexta-feira, 26 de março de 2010

Comportamento ---> Casamento

Olá noivas!

Hoje quero falar um pouco a respeito de festas. Muitas noivas me perguntam de como fazer, o que fazer...É importante ressaltar qual está sendo o tipo de cerimônia, qual será realizada, sendo assim consigamos elaborar a que está de acordo.

Tradicional x Moderno


Para uma festa de casamento, a mesma precisa ter a cara de vocês, ou seja dos noivos e 
nos últimos tempos essa prática vem cada vez mais sendo aceita. Hoje o mercado desta área já consegue distinguir o casal e o evento em dois tipos: tradicionais e modernos.
O chamado “casamento tradicional” geralmente é composto por todos aqueles itens e rituais que caracterizaram o evento ao longo dos anos, como buffet à inglesa (servido por garçons), uso de rosas na decoração, bem casados bem elaborados e embalados em papel crepom, fotos posadas e a valsa.

Já o “casamento moderno” que vem ganhando espaço cada vez mais sendo a preferência dos noivos, permite que o casal ouse, inove e personalize mais o seu grande dia. A valsa e o repertório clássico, por exemplo, são preteridos por músicas que simbolizem a história dos recém-casados e até mesmo por pop-rock e temas atuais de novelas. Já o buffet geralmente é o franco-americano (esta forma de atendimento se caracteriza pela perfeita combinação da praticidade e informalidade do estilo americano, e do charme e comodidade do estilo francês. Neste estilo, os pratos, copos e talheres são dispostos nas mesas dos convidados. Sendo que as bebidas, coquetéis, canapés, salgadinhos e sobremesa são servidos à mesa, enquanto que a Ementa de frios, o Menu Principal, e a Saída são servidos em aparadores estrategicamente montados no salão do evento) e os bem casados embalados com outras sugestões, como por exemplo em sacolinhas. Aqui vale a criatividade e a inovação.
No casamento moderno, os noivos não se prendem tanto aos rituais que já conhecemos e acabam colocando seu toque pessoal em tudo, tudo mesmo! Eles querem mais, querem surpreender, inovar, deixar na lembrança de seus convidados sua marca pessoal. Mas é importante ressaltar que o casal tradicional sempre terá algum traço moderno e vice-versa. E este casamento tradicional não pode de jeito nenhum ser considerado como algo ...ultrapassado.

Vejamos:


Festa de Casamento Tradicional

Buffet: preferem o serviço à inglesa (o serviço à inglesa é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará). O cardápio é o básico. Preferem não se arriscar de escolher um tempero que possa não agradar a maioria.
Decoração: arranjos mais fechados, com formato mais "certo" e uso de flores mais conhecidas, como rosas.
Bem casados: são embalados em papel crepom nacional ou importado
Foto / vídeo: o álbum prioriza fotos posadas
Convites: texto e formato tradicional, com envelope, caligrafia e monograma
Música da cerimônia: repertório clássico, com uso de varias vozes
Música da festa: repertório variado, porém os noivos sempre abrem o baile com a valsa

Festa de Casamento Moderno
Buffet: preferem o serviço à americana (isto é em forma de buffet. Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem). O cardápio é mais diferenciado.
Decoração: arranjos mais soltos, abertos, despojados. Uso de flores e folhagens menos comuns.
Bem casados: Embalagens diferenciadas, como caixinhas, papéis especiais, saquinhos e sacolas
Foto / vídeo: fotos jornalísticas e álbum que utilize todos os recursos de tecnologia disponíveis.
Convites: texto informal, envelope com abertura diferenciada, uso de papel vegetal, fotos, etc.
Música da cerimônia: repertório inovador, com músicas atuais de novela e até pop-rock adaptado para clássico.
Música da festa: repertório variado, com, DJ/VJ, e a música dos noivos deve ser algo que tenha relação com a história deles (início do namoro, primeira dança,...)


Formais x Semi-formais x Informais


Os casamentos formais, normalmente são casamentos mais elaborados e solenes, onde existe uma cerimônia religiosa, com direito a uma recepção formal, onde os convidados se sentam à mesa para degustarem um seguimento de pratos ao som de uma bela orquestra… O traje dos noivos e dos convidados deve seguir regras mais rígidas. Vestir de acordo com a cerimônia.

Casamentos semi-formais


Este casamento pode ser realizado ao ar livre, ou num local especial para os noivos, ou mesmo em casa, onde a indumentária já não é tão rígida. Seguido de uma leve refeição, como um buffet ou um cocktail, talvez com uma pequena banda a atuar.


Casamentos informais


Estes casamentos, muito semelhantes aos semi-formais, são normalmente casamentos marcantes pela diferença e pelo casual. Depois da cerimônia pode existir somente uma pequena recepção onde são servidos uns Hors d’Oeuvres (servido um aperitivo antes da refeição) com bolo e champanhe, ou mesmo só bolo e champanhe.

Para estas "discussões" dizemos

casamento tradicional --> casamento formal 
casamento moderno --> casamento semi-formal --> casamento informal 

Até a próxima!!!
Fontes: sortimentos.com
           onossocasamento.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário