quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lista de convidados na porta - sim ou não?

Olá noivas,

O "post" de hoje é sobre R.S.V.P. --> Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa --> "Responda, por favor".

Essa abreviatura, muito utilizada em convites para grandes eventos, significa que o anfitrião pede a confirmação da presença dos convidados, para um melhor planejamento. O anfitrião utiliza as confirmações para fazer uma previsão da quantidade de pessoas que comparecerão ao evento.

O convidado deve sim responder, o mais rápido possível, se comparecerá ou não. Em geral, o RSVP vem acompanhado de um número de telefone ou um endereço de e-mail, através do qual deve ser feita a confirmação.

O RSVP antigamente era usado apenas para eventos sociais, como casamentos, festas, etc, porém hoje é muito usado em eventos corporativos e políticos.

Em alguns casos, presença não confirmada invalida o convite. Ou seja: só os convidados que constam da lista de confirmações, que fica em mãos de um(a) recepcionista ou de um(a)cerimonialista, na recepção do evento, podem entrar. Quem não estiver na lista corre o risco de ter sua entrada barrada.

Portanto, para não correr o risco de ficar de fora: "Responda, por favor".



Como funciona?

Uma recepcionista (ou mais de uma) fica com a lista na porta checando a entrada de todos os convidados e junto com ela, outra pessoa (normalmente do buffet) com um contador para saber no final quantos convidados compareceram.

Perguntas frequentes:

Depoimentos de Manú, (em especial, um abraço querida!!!!!)

- A lista na porta pode barrar um convidado que leva um acompanhante a mais?
R: Sinceramente? É complicado, viu. Imagine a cena: um convidado resolve levar a mãe , uma senhorinha, que não está na lista. Como barrar uma senhora na porta? É uma situação constrangedora demais. Não tem como impedir a entrada.

- Todos os convidados serão checados, um a um?
R: Sim. Mas com o convitinho não é preciso pegar o nome do convidado.

- Forma muita fila na porta?
R: Muita filaaaaaaaa! O ideal é sempre colocar mais de uma pessoa checando.

- E se o convidado estiver de jeans e camiseta.
R: Posso ser sincera? Eu fico desconfiada e só sossego, até descobrir se realmente é convidado dos noivos. Já passei por duas situações desse tipo: na primeira era penetra cara de pau mesmo. Ele não entrou! E na segunda, era irmão do noivo! Ui!

- Você já colocou penetra pra fora da festa?
R: Sim! Eu não, mas o segurança. Foi em uma festa, em um clube grande, com mais de uma festa por dia. Eles estavam na porta da cozinha pedindo cerveja. Saquei na hora!

- Existe alguma forma de barrar convidados caras de pau que levam acompanhantes a mais?
R: Sim! Colocar convites magnéticos dentro do convite de casamento. É a única forma de barrar convidados. Ah! E claro: o convite precisa ser instranferível.

Até a próxima,
Bjsss
Quem compartilha: casarefacil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário