segunda-feira, 17 de maio de 2010

Com que música eu caso?

Olá noivinhas,

Quão difícil é, a hora de escolher o repertório para o casamento. Muitas vezes participo com os noivinhos na hora das escolhas, mas "cá entre nós", as vezes eu é que fico em dúvida (rsrs) quando eles me perguntam o que eu acho...na verdade as escolhas são todas de vocês, mas me alegro quando posso estar junto ;)


Na verdade as escolhas das músicas sempre envolve uma série de aspectos:

local: (nas igrejas é sempre melhor procurar um repertório sacro ou clássico), quantidade de entradas: (alguns casais não têm pajens, por exemplo) 
escolha de formação: (os pacotes com menos músicos limitam a opção de escolha das músicas)

Por isso que o número de músicas tocadas em cerimônias de casamento varia de acordo com o planejamento dos noivos ou do local do casamento.

Em algumas igrejas não são permitidas floristas antes da noiva, e em outras não há o cortejo dos padrinhos. Para estes casos, verifique o cada igreja permite ok!

Mas como deve ser escolhidas as músicas para o casamento

Em geral, são tocadas de cinco a dez músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento.

Vamos para um exemplo:

1 – Entrada dos Padrinhos: na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas clássicas ou populares ou outros estilos. Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada dos noivos  sempre prevalecem. Podem ser cantadas ou instrumentais.

2 – Entrada do Noivo: para este momento, sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo pode entrar com os padrinho, no final, com a mãe.



3 – Entrada das floristas/pajens: a entrada dos floristas / pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados. Portanto, a música deve ser adequada para este momento. Em geral, músicas mais suaves, temas infantis e outros do gênero. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada: algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento sugere-se músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir. Os instrumentos de metal (clarins, trombones, trompetes, trompas) e a percussão são essenciais para dar mais brilho.

5 – Entrada da Noiva: é chegada a hora, entrada triunfal! Hora de caprichar na trilha sonora! Quanto maior for a instrumentação melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também.

6 – Pajens trazendo alianças: para a entrada dos pajens é sugerido também músicas mais suaves. Deve-se seguir os mesmos critérios para a entrada das floristas / pajens.

7 – Benção das Alianças: para a bênção sugere-se uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. Uma música com timbre soprano ou tenor solista é uma das músicas mais pedidas e existem em várias

8 – Assinaturas: o momento da assinatura segue os mesmo padrões da benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve).

9 – Cumprimentos: esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento.

10 – Saída: é chegada a hora de ir. A alegria deste momento é indescritível! A música tem que ser grandiosa. Como na entrada da noiva, ela tem que proporcionar uma emoção especial.


Seja qual for as músicas escolhidas, estas devem ser aquelas que trarão à cerimônia, lembranças do casal pra toda vida...

Para melhor escolha, acesse: http://www.coraldelchiaro.com.br/
A vocês, profissionais da Del Chiaro, parabéns pelo desempenho profissional!

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá, estou preparando niver de 15 anos da minha filha e gostaria de algumas dicas...
    Grata!!!
    Obs: o meu e-mail anarosabolos@gmail.com

    ResponderExcluir