sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vestido de noiva: aprenda a escolher o seu

Olá noivinhas,

Como vimos na postagem anterior sobre a evolução dos vestidos de noivas, alguns estilistas ensinam como combinar a roupa com o horário do casamento e tipo físico da noiva, e eu fui pesquisar.

A noiva é a grande estrela do casamento e uma das escolhas mais importantes antes de subir ao altar é o vestido. Todos os olhares estarão sobre ele e por isso a cor, o modelo, o tecido, os acessórios, o valor que se está disposta a pagar, a personalidade, o gosto pessoal e o tipo físico da noiva, o horário, estilo e o tamanho do local da cerimônia e até a estação do ano devem ser levados em consideração na hora da decisão.

“A nossa grande preocupação é sempre orientar as noivas, para que o vestido combine com a cerimônia, valorizando sua personalidade e seu estilo próprio. As noivas investem mais em praticidade, em vestidos cleans”, conta o estilista, Nicolas Andrade.

Em mais de 10 anos trabalhando com as noivas, o estilista contou que a preferência é por vestidos mais práticos e confortáveis. Eu também concordo!

Os vestidos de noiva podem ser confeccionados com vários tipos de tecido, como cetim, zibeline, clear, muceline, crepe, crepe de seda, seda e organza.

“O mais importante é saber escolher a cor. Não é porque voltou a usar branco que qualquer noiva vai ficar bem com essa cor. Há quem fique melhor com champagne ou pérola. Depois vem a questão do estilo da mulher, pois, o vestido não pode ser diferente da sua personalidade”, analisa outra consultora de imagem Sabina Donadelli, lembrando que tecidos foscos e a folga de um dedo em volta da silhueta emagrecem.

Para casamentos diurnos, os estilistas não aconselham a usar muito brilho, transparência e nem detalhes em dourado ou prateado. Quem for casar à noite pode abusar mais, mas sem exagerar, pois, o vestido não pode aparecer mais do que a noiva.

Casamentos em local aberto exigem vestidos confortáveis e práticos, enquanto os casamentos na praia pedem modelos inovadores.

Valorize suas qualidades

O trabalho destes estilistas é avaliar todos os detalhes, para criar o vestido perfeito e uma combinação equilibrada ao visual, sendo assim para cada noiva.

Para enquadrar o vestido ao estilo da noiva, seja despojada, romântica, moderna, sensual, tradicional, glamourosa ou neo-hippie, eles avaliam os detalhes do vestido, no tecido, no corte, no acabamento e nos acessórios que serão usados.

“O princípio do vestido é valorizar o que é mais bonito, disfarçando as imperfeições da noiva. Se a moça tem um colo bonito, então pode usar um decote para valorizá-lo, com bordados concentrados mais nessa parte”, ensina Nicolas Andrade.

Se a noiva tem o quadril largo, o truque dos estilistas é desviar a atenção e usar bastante bordado na parte de cima do vestido. Já para noivas acima do peso, indicam o uso de um vestido que tenha corte na cintura, com um leve “evasê”, para alongar a silhueta.

Mas, cuidado com o uso das jóias, elas não devem ter muito brilho. Para compor o visual de vestidos com bordados e brilhos, a noiva deve optar apenas por um brinco delicado e dispensar o colar. Outros acessórios como anel, relógio, pulseira e bolsa não devem ser usados.

O véu
 
Vestidos tradicionais e noivas mais baixas pedem um véu até a cintura, com corte em cascata, que alonga a silhueta. “A noiva deve usar itens que favorecem sua altura”.
 
Para as noivas mais altas, o indicamos véu longo, com duas camadas no mesmo comprimento. O véu deve passar da calda e pode ter acabamentos em filete de cetim.

As noivas que gostam de renda e vidrilho, podem aproveitar o mesmo bordado do vestido no véu, com o cuidado de equilibrar os acessórios e o uso do tule, que pode ser francês ou em algodão.

Luvas

A principal função da luva é dar um toque de glamour. Para vestidos tomara-que-caia, use a luva de 7/8. Se o vestido tiver manga curta, o ideal é o uso da luva mais curta.

As luvas transparentes com renda são indicadas para casamentos diurnos em locais abertos. 
Dica preciosa às noivas: nunca usar luvas que deixam os dedos de fora, pois são deselegantes.

A noiva deve entrar na cerimônia usando as luvas, retirá-las com elegância na hora de colocar as alianças e sair sem elas. Aconselho o uso de um bracelete na festa, pois ele dá um charme à roupa.

Buquê e terço

O uso do terço é aconselhável junto com buquês compostos por flores de uma única cor, para não carregar o visual. O ideal é a noiva optar por carregar somente o buquê ou somente o terço, mas, se ela quiser levar os dois juntos, que escolha um arranjo clean, menor e mais redondo.
 
Para casamentos noturnos, a rosa colombiana e orquídeas são as mais indicadas. Para casamentos diurnos, flores do campo, copo-de-leite ou lírios.

O buquê deve sempre ser feito de flores naturais, em cores delicadas e suaves.

Compra, aluguel e primeiro aluguel

Decidir comprar ou alugar o vestido é um dos primeiros itens que serão avaliados pela noiva. A escolha pode ser baseada no orçamento reservado para essa finalidade e no bom senso.

O primeiro aluguel do vestido de noiva é a opção mais escolhida, segundo as lojas de vestido de festa. As noivas compram os vestidos que já estão prontos na loja ou o estilista desenha um modelo personalizado. Comprar o vestido de noiva sai mais caro, porém, a noiva poderá guardá-lo para sempre de recordação. O que ela precisa ter em mente é que não se deve reformá-lo e muito menos usá-lo em outra ocasião.
 
Já o aluguel do vestido é uma opção mais barata, onde a noiva pode escolher o modelo que mais gostar na loja e devolver depois.

Optar pelo primeiro aluguel também é uma boa, pois, o vestido é confeccionado ao gosto da noiva, só que depois do casamento ele é devolvido à loja, para ser alugado e usado por outras noivas. Sai mais barato do que comprar a roupa e a cliente se livra da responsabilidade de encontrar um lugar para guardar o vestido sem estragar.
Tipos físico de cada noiva

Altas: não há muitas restrições, abuse nos detalhes, enfeites, bordados e babados.

Baixas: procure um modelo que alongue o corpo, como um vestido não muito volumoso.

Magras: cuidado para não exagerar no decote e na exposição dos ombros, pois, criará uma imagem não muito agradável.

Gordinhas: procurem modelos que criem a sensação de “acinturado” e com decotes um pouco mais generosos, sem abusar de mais. Se o colo for bonito, aproveite.

Pouco busto: não exagere nos decotes e se o modelo permitir, uma sustentação com enchimento na área dos seios é recomendada.

Sugestões das estilistas para cada horário

Casamento durante a manhã: não use vestidos pesados, bordados de mais e com muito brilho. Use tecidos leves fluídos, sem detalhes exagerados.

Casamento à tarde: pede um pouco mais de detalhe, mas o brilho ainda é questionável. Use vestidos um pouco mais rebuscados, com tecidos mais encorpados e algum brilho estratégico.

Casamento noturno: pode tudo, mas cuidado para não se transformar em um personagem. Festeje com tudo o que tem direito, brocados, brilhos e bordados, mas sem exageros!

Até a próxima,
Bjssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário