quinta-feira, 15 de julho de 2010

Casamento Ecumênico - cerimônias inesquecíveis...

Olá noivinhas,

Algumas me perguntam, o que é o casamento ecumênico, quem pode fazê-lo? Há quem faça? Para essas dúvidas, neste "post" quero mencionar o seu siginificado e cada ritual seguido.

Casamento Ecumênico

O casamento ecumênico é o casamento entre pessoas cristãs, ou seja, entre pessoas batizadas, de igrejas diferentes. Por exemplo: um casamento entre uma noiva católica e um noivo luterano; um noivo ortodoxo e uma noiva batista; noiva anglicana e noivo presbiteriano, etc....

Casamento Inter-Religioso

O casamento inter-religioso é o casamento entre noivos cristãos e não cristãos. Por exemplo: entre um católico e um judeu; entre um protestante e um budista; entre um espírita e um evangélico, etc.

Caso os noivos escolham esta celebração o celebrante não agride nenhuma religião pois é pregado o amor e de Deus de uma forma generalizada.

Para quem deseja esta cerimônia e escolhe um ritual, existem alguns...vejamos 4:

Ritual das Areias

Como Funciona? Existem 3 recipientes no altar sendo 2 menores e 1 maior. Os menores são 1 para a noiva e 1 para o noivo e tem areias com cores diferentes.
Num determinado momento da cerimônia os noivos pegam seus recipientes e despejam a areia no recipiente maior.

Qual o significado? Significa a união do casal formando uma nova família.

Observações: Ao invés dos recipientes do noivo e da noiva ficarem no altar, as mães poderão entregá-los aos noivos. Significa a junção das duas famílias.

Ritual das areias completo

Como Funciona? No altar existe 1 recipiente para cada casal de padrinhos e madrinhas, para os pais e também para os noivos. Num determinado momento da cerimônia os casais se deslocam até o altar e despejam a areia no recipiente maior, um de cada vez.
Os pais e os noivos também participam sendo que ao final os noivos selam o vaso despejando suas areias.

Desta forma, todas as pessoas presentes no altar participam do ritual.

Qual o significado? Simboliza a benção de todos os convidados pela união do casal.

Observações: Os noivos poderão jogar suas areias separadamente, simbolizando a preservação da personalidade de cada um. Ou poderão jogar juntos simbolizando a formação da nova família.

Ritual das Taças

Como Funciona? No altar existe 2 taças sendo uma com uma bebida amarga e outra com uma bebida doce. Num determinado momento da cerimônia a noiva bebe um pouco da bebida amarga e em seguida o noivo, deixando líquido na taça. Depois há uma breve explanação sobre a bebida amarga. Em seguia os noivos bebem o liquido da taça doce, metade a noiva e metade o noivo. Não sobra liquido na taça.
Depois há uma breve explanação sobre a bebida doce.

Qual o significado? O líquido amargo significa os reveses, as intempéries e a infelicidade, as pedras e os espinhos no caminho do casal. O líquido doce significa a bonança, a felicidade, a cumplicidade.

Observações: Comparando com o Catolicismo, esta cerimônia foi baseada no trecho que diz "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença".

Ritual das espadas

Como Funciona? Colocamos uma espada no altar. Ao final da cerimônia o celebrante levanta a espada e pede à Deus para abençoar a noiva como irmã, filha e futura mãe na sua comunidade. O mesmo é feito com o noivo logo em seguida.

Qual o significado? Quem abençoa é Deus, por isso esse ritual é de extrema importância pois recebe o casal dentro da sua comunidade já como marido e mulher.

Observações: Se o casal não se sentir à vontade com a espada o mesmo ritual pode ser feito com as mãos cobertas por luvas brancas.

Quem teve esta cerimônia e alguns destes rituais, podem comentar..

Até a próxima,

Bjss :)
fonte: casamentoecumenico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário