terça-feira, 6 de julho de 2010

Elegância sem disperdícios

Olá noivinhas,

É possível casar sem afogar-se em dívidas? É possível sim!!!! Sabia que nem só dinheiro compra uma bela recepção?


Quem já passou pela experiência sabe: casar é bem mais difícil do que parece, (eu que bem sei :). Antes do "sim", é preciso enfrentar uma maratona de compras e pesquisas que envolve a escolha do vestido, do salão de festa, do bolo, a definição do número de convidados, a viagem de lua-de-mel e até as flores que enfeitarão a cerimônia e a recepção. Além do estresse com tantas tarefas, noivas e noivos sentem no bolso o peso do sagrado matrimônio: na empolgação, é fácil se descuidar e gastar um carro popular zero quilômetro em uma festa de casamento.

Planejar com antecedência é fundamental para economizar e garantir as melhores opções do mercado: tudo o que é reservado antes fica mais barato. Além disso, há possibilidades de festas para todos os tipos de orçamento. Se você vai casar e está perdido entre tantas contas, preparamos uma série de dicas para você comemorar de forma bonita sem estrear na vida de casado atolado em dívidas.

Bata perna

Pesquisar preços é a alma do negócio. Consulte ao menos três fornecedores diferentes para cada item – buffet, música, decoração, convites, lembrancinhas....

No caso do vestido, por exemplo, gastarão menos as noivas que encontrarem o modelo para a ocasião já pronto em lojas. Pode-se encontrar vestidos por R$ 1 - 2 mil. Já um modelo exclusivo de um estilista famoso pode chegar a R$ 60 mil. A opção mais barata e preferida das noivas é o primeiro aluguel: o modelo é feito sob medida, alugado para a cliente e, depois, fica na loja para ser usado por outras pessoas.

Fale com quem já fez

Além de pesquisar pelo preço e pelo gosto dos noivos, procurar pessoas que conhecem o serviço do fornecedor para garantir que sejam contratadas empresas idôneas evita o risco de os noivos jogarem fora as economias para a data. Se for um buffet, prove a comida, peça para ver alguma festa que eles estejam organizando.


Parcele, mas com cuidado!

Boa notícia para quem quer "suavizar" as contas: quase todos os profissionais da área parcelam os pagamentos de seus serviços em prazos de até um ano – o importante é pagar todas as parcelas antes da data do casamento. Antes de cair na tentação de sair dividindo tudo em 12 vezes, lembre-se das desvantagens desta opção. A primeira é que, à vista, aumenta o poder de barganha do casal – pode-se economizar até 10% com dinheiro na mão.

No ramo casamenteiro, fechar os olhos e pagar tudo muito antes da data do casório pode ser perigoso. Parcelar com muita antecedência é perigoso, corre-se o risco de perder o dinheiro. Existem muitos casos de fornecedor que fecha a empresa, o salão pega fogo, buffet que vai à falência, banda que briga e desmonta a sociedade, etc. O melhor é dar um sinal pra segurar a data, fazer uma poupança e quando estiver perto da cerimônia, parcele em 2 ou 3 vezes.

Defina suas prioridades

Não dá para fugir das despesas de uma cerimônia de casamento. Ao mesmo tempo, não dá para escolher tudo do bom e do melhor. Avalie seu sonho e defina o que é mais importante para você: uma festa de arromba, um vestido de estilista ou uma lua-de-mel de sonhos. Existem sempre possibilidades para cortar gastos aqui e ali e, no fim, deixar um saldo positivo nas contas quando o casamento começar para valer.

Gaste de forma inteligente

Existem formas de economizar um bom dinheiro na escolha de fornecedores e produtos:


- Alugue os trajes de festa do padrinho e do noivo no mesmo lugar; muitas vezes, o fraque do noivo acaba saindo como cortesia da loja.
- Para o buquê e a decoração floral, escolha sempre as flores nacionais da estação, bem mais baratas. Outra dica: em épocas muito frias, todas as flores ficam mais caras. Prefira fazer a cerimônia em períodos de temperaturas mais amenas.
- Escolha lembrancinhas práticas e baratas.
- Faça a cerimônia e a festa no mesmo local.
- Caso os noivos optem por um bolo grande e cheio de camadas, uma opção é fazer apenas um dos andares comestíveis e os outros de isopor decorado (cenográfico). Não se preocupe: quase todo mundo faz isso e nenhum convidado percebe.

Espero ter ajudado para estas economias,

Até a próxima,

Bjss :)

Fonte: G1






Nenhum comentário:

Postar um comentário